Tem várias matérias no nosso site que falam como a alimentação à base de plantas traz vários benefícios para a saúde, mas você sabia que comer mais vegetais também pode ajudar a acessar sua criatividade de uma maneira mais profunda?
Pois é! Ficamos super curiosos em saber mais sobre o assunto e, por isso, chamamos a Ju Varella, nossa Personagem Incrível da vez, para um bate-papo suuuper gostoso.
A Ju tem 30 anos e é formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM. Porém, encontrou-se mesmo dando workshops de Aquarela & Desbloqueio Criativo. Mas para chegar até aqui, houve um processo.
“Depois que saí da faculdade, fui trabalhar em agência de publicidade (com atendimento), mas em pouco tempo já estava de malas feitas rumo a Londres para estudar na UAL (University of the Arts London)”, conta.
Aproveitando sua estadia na Inglaterra, Ju fez vários cursos de estampa, belas artes, design e criatividade, o que, sem dúvida, a ajudou a abrir horizontes nesse novo mundo.
“Eu trabalhava com criatividade, só que era uma criatividade muito rígida, não tinha muita autenticidade, não tinha muitas possibilidades além daquilo que já estava na moda. Sentia que não era muito alinhado com a forma que eu enxergava a criatividade”.
A arte já fazia parte da vida da Ju, que desenhava desde garota e que, desde os 18 anos, pintava aquarela. Ela sabia que a tal luz interior que queria perseguir vinha desse lugar. Em paralelo, Ju também foi tomando consciência sobre a sua alimentação. Após um curso de meditação, em 2018, tornou-se vegetariana.
“Esse lugar de paz e relaxamento internos requer uma leveza interna. E a nossa alimentação interfere muito nisso. Quanto mais pesada é a alimentação, mais difícil é o acesso a essa paz. E o pesado inclui tudo aquilo que a gente digere de maneira mais lenta, tudo aquilo que nos aterra.”
Ju diz que sua maior dificuldade foi encontrar opções vegetarianas e entender que proteína pode ser encontrada em diversas outras fontes do reino vegetal. Hoje, isso é um problema do passado e Ju está muito feliz com o caminho que vem percorrendo.
“Com esse tipo de alimentação, no quesito espiritual, você acessa esse espaço de leveza mais rapidamente. Alimentação muda nosso bem-estar em todos os âmbitos: físico, espiritual, mental e emocional, com certeza”.
Ju está, neste momento, numa transição para uma alimentação estritamente vegetal, mas confessa que não está se cobrando muito e que esse é o segredo para qualquer mudança. A gente, por aqui, concorda demais!
Por isso, para quem quer se aventurar numa alimentação mais vegetal, Ju deixa um super conselho: “Experimente, nada é uma obrigação e nada é para sempre. Eu acho que quando a gente coloca um radicalismo, em qualquer coisa, a gente acaba vivendo a polaridade daquilo depois. Então, que seja algo leve, que seja um experimento, uma descoberta, uma curiosidade pelo próprio corpo e pela capacidade que ele tem de gerar paz e relaxamento. E faça um teste! Quando a gente percebe os benefícios disso, a gente quer aprofundar. Não seja radical, mas se dê a oportunidade de experimentar essa maneira de viver”, finaliza.