Lactose: o que é e por que existe intolerância ao nutriente?
Compartilhe
Intolerância à lactose é algo cada vez mais falado e divulgado. No entanto, muita gente não sabe exatamente o que é a lactose, porque existem pessoas intolerantes a ela e, claro, que tipo de alimentos se devem evitar ou são, naturalmente, livres de lactose.
Por isso, resolvemos fazer uma matéria bem direto ao ponto, com linguagem acessível e sem enrolação, pra você tirar as principais dúvidas. Bora?
Bom, primeiro, o que é a lactose? Lactose é o açúcar do leite – qualquer leite, inclusive o humano. É ela que dá um certo gostinho doce ao leite, sabe?
Mas você pode estar se perguntando por que algumas pessoas sentem tanto o sistema digestivo quando comem laticínios. A explicação é simples: é que a lactose, para ser absorvida pelo nosso organismo, precisa se quebrar em duas partículas menores: a galactose e a glicose e, para isso acontecer, é necessário produzirmos a enzima lactase. Por motivos diversos, algumas pessoas não a produzem em quantidade suficiente e aí já viu, né?! Dá muito errado.
A intolerância à lactose surge desse fenômeno: quando não há a produção adequada dessa enzima, a lactose fica boiando no intestino e acaba sendo fermentada por bactérias, que levam a inúmeros desconfortos digestivos.
Agora uma curiosidade legal: quando somos bebês, se formos amamentados pela nossa mãe, é natural que tenhamos uma produção de lactase otimizada. Porém, a partir de certa idade (por volta dos três anos), com a introdução alimentar, o nosso organismo começa a se adaptar de diversas formas. Novas bactérias e enzimas começam a povoar o nosso trato digestivo e, consequentemente, se existe menos necessidade de lactase, ela deixa de ser tão relevante para o nosso corpo, concorda? Sua produção então cai e, para algumas pessoas, quase zera.
Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que a lactose não é só encontrada em laticínios. As indústrias alimentícia e farmacêutica, também utilizam a lactose em seus produtos e, por isso, é fundamental exercitar o hábito de ler rótulos. Se não, você pode passar mal sem nem entender porquê.
Ao falar de intolerância à lactose, é também relevante falar da alergia ao leite, coisas bem diferentes.
Enquanto a intolerância à lactose se refere à incapacidade do organismo de digerir esse açúcar, a alergia ao leite consiste numa reação à proteína do leite, a caseína, que também pode levar a quadros digestivos bem desconfortáveis.
Se no caso da intolerância à lactose, na teoria, você pode driblar o problema tomando lactase junto com a refeição, no caso da alergia à caseína, a única saída é parar de comer produtos derivados do leite.
Mas, independente de tudo, existem ótimas notícias pra você!
Caso seja intolerante à lactose, alérgico à caseína ou, simplesmente, escolha não consumir produtos derivados do leite, você pode ficar totalmente seguro em consumir os produtos Incrível!
Toda nossa linha é 100% de origem vegetal e, por isso, naturalmente sem leite e derivados de ovos. Assim, qualquer de nossos produtos é apto para consumo por parte de quem tem intolerância, sensibilidade ou alergia ao leite. Incrível, sim ou com certeza?