5 dicas para o seu temperinho de vaso durar mais na sua casa ou apartamento

Dicas

5 dicas para o seu temperinho de vaso durar mais na sua casa ou apartamento

  • Compartilhe

Se você é da galera que adora dar um toque especial nas receitinhas do dia a dia com temperos frescos, mas sempre se depara com eles murchando em questão de dias, este artigo é para você! Muitas vezes, cuidar de plantas em casa pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente se você mora em um lugar sem muito espaço ou não tem aquele famoso dedo verde que as vovós costumam ter.
Os temperinhos mais comuns que se encaixam perfeitamente nas dicas a seguir são: orégano, hortelã, alecrim, tomilho, sálvia, salsinha, coentro e cebolinha. E claro, como vocês sabem, a gente gosta mesmo é das receitas e dos sabores que podemos criar com aquilo que a natureza nos oferece. Por isso temos um bônus no final da matéria.

Escolha o Vaso Certo

Se for pra começar, que seja pelo começo. Escolher o vaso certo para seus temperinhos é importantíssimo. Certifique-se de que ele tenha furos de drenagem para evitar o acúmulo excessivo de água, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Além disso, escolha um vaso que tenha espaço suficiente para o crescimento das plantas. Lembre-se, um lar espaçoso é um lar feliz para seus temperos!

Luz na Medida Certa

Temperos são como pessoas – precisam do sol para prosperar, mas ninguém gosta de ser torrado o dia inteiro. Posicione seus vasos em um local que receba luz solar direta, mas evite o sol escaldante por longas horas.

Se você mora em um lugar com pouca luz natural, a luz artificial pode ser uma aliada, mas não exagere. Equilíbrio é a chave para manter seus temperos vivos e vibrantes.

Rega com Carinho

Água é vital, mas não se empolgue. Antes de regar, certifique-se de que a terra está seca cerca de dois centímetros abaixo da superfície. Regue de maneira uniforme, evitando encharcar o solo. Ninguém gosta de pés molhados, nem seus temperos! A frequência varia de acordo com o tipo de planta, então fique de olho nas necessidades individuais de cada uma.

Adubo Amigo

Não economize com adubo. De vez em quando, dê um “petisco” nutritivo às suas plantinhas para garantir que estejam sempre saudáveis e cheias de sabor. Escolha um adubo equilibrado, específico para ervas e siga as instruções de aplicação. Seus temperos agradecerão com folhas exuberantes e cheias de sabor.

Poda Preventiva e claro USE!

Assim como um corte de cabelo ocasional mantém a vitalidade dos fios, uma poda leve ajuda a manter seus temperos vibrantes. Retire as folhas velhas ou amareladas para estimular o crescimento de novos brotos. Seja o jardineiro gentil que seus temperos merecem! Ah e claro, UTILIZE seus ervinhas, essa é a melhor maneira de manter seus mudas sempre em atividade.

Bônus: faça o melhor com o melhor que você faz

Queremos deixar para você três ideias legais, práticas e deliciosas para usar os seus temperinhos. Com o nosso queridinho kibe você pode utilizar o hortelã, nos cubinhos de frango refogados não se esqueça do alecrim e com as iscas de peixe, além do limão, adicione cebolinha picada!

Com essas dicas simples, seus temperinhos de vaso serão lindos e úteis, trazendo vida e sabor à sua cozinha por muito tempo. Então, mãos à obra e deixe seus temperos brilharem!

Veja também

Acompanhe as nossas redes sociais